A formalização de compra e venda deve ser feita com a elaboração de um contrato que defenda os interesses, tanto do comprador quanto do vendedor. A imobiliária conta com um departamento jurídico especializado nesse tipo de transação, garantindo a você mais segurança na hora da assinatura do documento. Afinal, nele devem constar todos os detalhes sobre as pessoas envolvidas no negócio, valores e formas de pagamento, cláusulas que atendam à legislação e que permitam transparência nos casos de rescisão, dados sobre o imóvel, entre outros. Além disso, a imobiliária dará todo o suporte no momento em que é feita a transferência de propriedade, com a elaboração da escritura e o registro no Cartório de Registro de Imóveis. Sem este último, toda a transação pode ser colocada em risco.
Os imóveis usados, especialmente, precisam passar por uma vistoria para que sejam verificados itens importantes e que garantem a sua segurança. É o caso das condições elétricas e hidráulicas, a estrutura do imóvel, entre outras. Por mais que você tenha algum conhecimento sobre o assunto, o profissional que presta serviços imobiliários tem experiência e não deixará passar nenhum detalhe importante. Esse olhar crítico também é fundamental para que você não adquira um bem pelo valor acima do mercado e das reais condições do imóvel escolhido. Os profissionais do segmento conseguem fazer essa análise de maneira justa e vantajosa para o comprador e para o vendedor.
A burocracia envolvida na compra e venda de imóveis pode ser complexa, dependendo do bem, das condições do proprietário e se houver financiamento. Por isso, o respaldo jurídico oferecido pela imobiliária é tão importante nesse momento. Os custos para reunir os documentos necessários podem ser altos, principalmente se não houver o aconselhamento adequado de um profissional do segmento.